RibeiroVeil Advogados
Empréstimo consignado com juros abusivos
Atualizado: 20 de out. de 2021
Saiba como resolver os juros abusivos.

1- CONTEXTO
É comum que você receba ofertas de crédito por meio de empréstimos.
Existem diversos tipos de empréstimos no mercado, um dos mais populares é o consignado por ser de fácil acesso e rápido.
E para ter acesso a esse tipo de empréstimo só é necessário ter uma renda mensal fixa, seja como funcionário público, aposentado/pensionista ou funcionário de uma empresa.
E claro, o empréstimo consignado tem suas facilidades por ter uma garantia na sua própria renda.
Você consegue pedir esse empréstimo em qualquer banco, mesmo não sendo da conta que você recebe seu salário.
Mas, calma lá, você tem que ter cuidado ao adquirir um crédito.

2- A ARMADILHA DO EMPRÉSTIMO
O que pode ser uma facilidade com boas taxas de juros e prazo bom pode se tornar uma armadilha.
Normalmente você não sabe como funcionam os reais encargos do contrato de empréstimo consignado.
Os bancos e instituições têm preferido a venda de empréstimo para negativados, isto porque o tipo de empréstimo consignado não considera se a pessoa está inscrita em órgão de proteção ao crédito, mas sim a margem consignável que você possui.
Essas linhas de crédito são utilizadas para pagar gastos imprevistos, como saúde, estudos ou investimentos em um novo negócio.
Dependendo se o crédito for bem utilizado pode ser uma saída interessante e rápida.
Porém, é comum que o empréstimo consignado seja a maior armadilha. Sendo ela o motivo da maioria dos endividados brasileiros.
Você normalmente não considera o prazo de pagamento, taxas e juros. Acaba observando apenas o valor mensal da parcela.
E isso é um erro grave!!!
Você não leva em consideração que a parcela contratada sempre reduzirá consideravelmente o que sobra mensalmente, e isto acaba levando para um descontrole financeiro.
Outra questão é o prazo do contrato, o número de parcelas, quanto mais parcelas mais encargos. Mas veja bem, o banco sabe disso, é proposital.
Não caia nos “golpes permitidos” onde se tem publicidade de dinheiro fácil e rápido, é muito tentador e foram feitos para o endividamento mesmo.
Nunca se esqueça, o banco não empresta dinheiro de graça, o banco vive dos juros. E muitas vezes abusivos.
As abusividades contratuais são enormes, mas como a maioria das pessoas não sabem disso, continuam fazendo e lucrando muito.

3- O QUE FAZER?
Se algo assim já aconteceu com você, saiba que é possível buscar seus direitos, começando por uma negociação até mesmo indo para a justiça. Infelizmente os bancos só fazem acordo quando tem uma ação judicial contra eles, e neste momento tendem a fazer um acordo excelente, pois querem resolver a questão o quanto antes. Ou quando não fazem uma proposta cabe à justiça equilibrar a situação.
FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? ENTRE EM CONTATO.